quarta-feira, 27 de abril de 2016

crises do autismo- como intervir

crises comportamentais do autismo


Por: Editorial Infoco crianças com autismo possuem dificuldades com habilidades sociais, entendimento das emoções de terceiros, além de dificuldade na empatia.
é estar preparados para lidar com crises nervosas que eventualmente vão surgir.
Para entender a "birra"(crise) de uma criança autista, é necessário entender suas causas e porque elas acontecem. Sabendo os motivos ficará mais fácil acalmar a situação

O que causam as crises de crianças autistas?
 
NecessidadesAs necessidades da criança podem ser fonte das crises. Muitas vezes, o autista se sente frustrado com a incapacidade de comunicar suas necessidades. A fome e o cansaço desempenham um papel importante no humor da criança e, quando suas necessidades básicas não são atendidas, ela se sentirá mais irritada que o normal.
RotinaAutistas possuem uma fixação por repetições e pela rotina, qualquer quebra nessa rotina de forma repentina poderão desencadear uma crise de birra. A solução é manter um cronograma e tentar segui-lo o máximo possível. É aconselhável introduzir as novidades na rotina de forma devagar, acostumando a criança.
AmbienteCrianças autistas são muito sensíveis à aborrecimentos ou à super estimulações causadas por ruídos altos, barulhos, luzes brilhantes ou, até mesmo, temperaturas adversas. Para evitar esse tipo de problema, se possível, crie um espaço calmo em sua casa/ sala de aula e leve-o para esse ambiente quando sentir que ele está ficando irritado. Reduza o máximo possível os ruídos dentro de casa, optando sons calmantes que vão variar de criança para criança, por isso é preciso ir fazendo experiências até encontrar a melhor solução. E não desanime se nada funcionar no princípio.
RaizA melhor solução é evitar as crises antes que elas comecem. Portanto, crie um diário e anote as crises e suas possíveis causas. Isso ajudará a reconhecer os sinais antes da birra começar. Ao sinal de qualquer problema, desarme os motivos.
 
 
Algumas vezes será impossível evitar que as crises acontecem, então, o que fazer em casos de birra de crianças autistas?
 
SegurançaSeja cuidadoso, lembre-se de manter a segurança da criança e dos outros ao seu redor, em primeiro lugar. Tire do ambiente qualquer objeto que possa ser perigoso quando a birra sair do controle. Contenção física pode ser necessária em casos mais graves.
Mantenha a calmaPeça à criança que mantenha a calma com um tom de voz calmo, firme e direto. Não fale de forma complicada com a criança autista. Repita a sua ordem até que a criança se acalma. Ficar nervoso, com raiva ou emotivo só irão piorar as coisas.
IgnoreSe a crise nervosa for algo irracional, é necessário condicionar a criança em saber que ela não pode ter sempre o que quer com uma birra. Crianças, geralmente, usam um jogo de poder para conseguir o que querem quando não consegue se comunicar. Condicione a criança a aceitar as suas circunstâncias, lidando com a situação até o fim. Nesse tempo, mude a criança de lugar até que se acalme.
Crie uma distraçãoCom o tempo, poderá entender que tipo de brinquedo ou atividade distrai a criança. Tenha esses objetos por perto prontos para usar quando a criança estiver em uma crise.
Cuidado com a opinião de terceirosInfelizmente, devido à falta de informação, o Transtorno do Espectro Autistas (TEA) não é de conhecimento geral da população. Portanto, quando as pessoas veem uma crise de uma criança autista, costumam soltar comentários negativos sobre o comportamento dos pais, sem nem mesmo conhecer a síndrome. Acima de tudo, não dê ouvidos aos comentários e nem seja influenciado por eles. Explique para as pessoas ao seu redor que seu filho ou aluno é uma criança especial e precisa de cuidados especiais
 
______________________________________________________________________
referência
  • Por: Editorial Infoco para o portal infoco
titulo
Como lidar com crises nervosas de crianças autistas
portal infoco, 30/03/2015     
acessado em 20/04/2016
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário