sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Limpar o ouvido, sim ou não eis a questão!

Minha amiga a orelha!

Uma das perguntas que chegam à clinica com frequência é se  usar hastes flexíveis(tubinho com algodão na ponta) seria certo ou não. Bom, que tal começarmos pelo inicio?!

Os palitos com algodões nas pontas (sim inicialmente eles eram feitos de madeira) eram usado na área médica para limpeza de feridas e orifícios(“buracos”).

Logo esta ideia foi adaptada e ficou mais popular quando lhe deram função de proporcionar higiene em casa para bebês.  

Levando agora toda esta história para dentro do ouvido, precisamos entender algumas coisinhas sobre suas estruturas.

A orelha possui 3 partes principais: externa( pavilhão auditivo , conduto e tímpano) média(cadeia ossicular) e orelha interna (cóclea).

A parte externa, a que nós conseguimos ver,  é uma estrutura aberta, e no nosso corpo (não sei se vocês repararam) sempre que existe alguma parte mais exposta ela possui alguns mecanismos de proteção, como por exemplo os pelinhos do nariz, que servem para filtrar o ar e nos proteger de tanta poluição. No ouvido esta proteção é feita pela cera.

A cera tem um papel importante como: hidratar o conduto auditivo externo, e impedir entrada de bichinhos, como mosquitos.

Sendo assim ao remover a cera ficamos mais expostos a inconvenientes como coceiras, entradas de bichinhos e infecções de orelha externa.

Além disso, os condutos auditivos, em sua maioria, possuem curvas naturais, e ao tentarmos utilizar as hastes flexíveis, para remover uma cera você pode acabar empurrando uma parte desta cera para uma região que não deveria, o acumulo de ceras antigas ou por outros problemas podem gerar o que chamamos rolhas de ceras.

As rolhas de cera, só são removidas com a ajuda de um Otorrinolaringologista (carinhosamente chamado de otorrino) sendo assim não devemos sair aplicando gotinhas de nada dentro do  ouvido sem a consulta com este profissional.

Como saber se eu preciso passar com um especialista? Bem, se você tem uma sensação de ouvido tapado por mais de 48h ininterruptamente (sem parar) seria interessante procura-lo.

E se não devo usar hastes flexíveis, como devo limpar o meu ouvido? O corpo naturalmente libera o que não precisa mais usar, com a cera é a mesma coisa. Quando o sistema termina, a cera é expulsa para a parte mais externa do conduto (próximo a entrada da orelha).

Quando tomamos banho esta cera costuma ficar mais suave, podendo ser facilmente removida com a ponta do nosso dedo envolvido na toalha.

Inclusive a orientação é que só devemos limpar o nosso ouvido até aonde a ponta do nosso dedo mindinho nos permitir. Não devemos colocar nada para a parte interna da nossa orelha.

E lembre-se em caso de duvida fale com um especialista!
Por: Taís D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário