quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Meias Verdades sobre a Amamentação



Meias verdades, meias vontades, meias saudades. Viver pela metade é ilusão. Tire suas meias e ponha os pés no chão.*


A organização Mundial da Saúde orienta que os bebês, devem se alimentar só com leite materno até os 6 meses de vida, nada de água, chá e outras coisinhas mais!

O ponto é como fazer isso virar realidade, o tempo de aleitamento exclusivo médio das Brasileiras é de 54 dias(nas capitais) segundo informou o Ministério Da Saúde.

Existem hoje vários programas de incentivo ao aleitamento materno, como o programa da ONU Hospital amigo da criança, que realmente tem aumentado o aleitamento nos hospitais credenciados, porem mais que incentivo é importante o apoio dentro e fora dos hospitais.

Quando a mãe chega em casa, parece que as coisas começam a não funcionar como o planejado, as mudanças hormonais deixam as mães muito sensíveis, somando as noites mal dormidas, a falta de tempo para si mesma, o não reconhecimento do próprio corpo após o parto, e a falta de orientação, transformam a experiência de amamentar em um verdadeiro momento de stress, um ponto crítico para a desistência do aleitamento materno exclusivo.

Quero lembrar a todos que estes momentos não são fáceis, se com a família envolvida já é difícil imagine as mães sem apoio, mas tudo é um período de adaptação e isso vai passar,  e vocês começarão a se entender, é questão de tempo! Não se sintam culpados, busquem orientação.

A sociedade gosta de dizer que amamentar é algo natural, instinto, reflexo... logo como poderia uma mãe se sentir segura para pedir ajuda com algo que ela pensou que nasceu sabendo?!Mamães e papais, ninguém nasce sabendo tudo, é preciso aprender inclusive a amamentar pois é um momento de conhecimento e troca, quase uma dança entre você e o seu bebê, e é preciso treino!

E vocês não precisam se sentir sozinhos, cada caso é um caso, não se deixe abater pelas orientações alheias  que mais parecem reclamações, você não é e não será a pior mãe do mundo,  aceite que é tudo um processo de aprendizagem. Use o que for útil e o que não for, faça cara de paisagem, agradeça e esqueça, não se estresse mais!

 A mais pura verdade é que muitas mães não tem leite quando seus bebês nascem, algumas nem o famoso colostro, mais ou menos a partir do 3 dia o leite vai chegar e as vezes chega com dor, e as vezes  pode “empedrar” a mama, para evitar isso é importante que o bebê sugue até esvaziar a mama.

O leite materno tem algumas fases, a primeira é mais “aguada” ela é rica em anticorpos e tende a ser clarinha. A segunda fase é mais grossa porque é rica em gordura, e é esta fase que faz o bebê ganhar peso, por isso a importância de esvaziar toda a mama.

O bebê tem o reflexo para sugar mas é preciso treinamento para que ele seja efetivo e consiga tirar o leite de modo correto, neste processo muitas mães ficam com as mamas e principalmente o bico do peito machucado, mas fique firme são os erros que levarão aos acertos!

Procure variar a posição e manter a pega correta do bebê(procure vídeos no youtube que ensinam) durante este processo para possibilitar a cicatrização das áreas machucadas, passe o próprio leite ou lanolina pura, existem muitas marcas e não é preciso retirar para que o bebê mame.

Tudo é um processo de adaptação e depois de um tempo, o choro passa, a dor passa, e ficarão os momentos de troca e cumplicidade entre vocês!

Além dos fatores de beneficio na saúde do bebe e da mamãe, o risco de infecções por  contaminação para fazer a mamadeira é zero, porque não precisaremos de mamadeira! Além de não ter que sair carregando nada mais que o “peito” para alimentar o seu bebê!

É importante lembrar que mesmo as mamães que tiveram dificuldades, começaram complemento, ou porque o bebê ficou na UTI e em alguns outros casos, ainda assim é possível voltar a amamentar, tudo com treino e orientação adequada.

Mas se por algum motivo extra, for impossibilitada de amamentar , não se culpe, assegure de ter feito o seu melhor, e dê muito amor! Porque as outras coisas ele conseguirá com a sua força e apoio para crescer saudável e feliz!

E lembre-se por algum motivo já se dizia: “Ser mãe é padecer no paraíso”!

*Texto Por Taís D.
Pensamento meias verdade-Autor Desconhecido- http://pensador.uol.com.br/frase/MTIzMTcxMg/
Imagem retira do portal- www.twenga.com.br
Dados Ministério da Saúde Brasil- http://portalsaude.saude.gov.br/
Mais Orientação podem ser dadas por : Pediatras,  Fonoaudiólogos, Enfermeiros especialistas, Doulas.

Um comentário:

  1. Este é um espaço para troca de conhecimento e busca pelo melho aprender,seja sempre amável n seu comentário. Se você encontrou um erro ou gostaria de acrescentar informações, descreva nos comentário abaixo e com muito prazer faremos o possível para modificar.

    Este es un espacio para intercambiar conocimiento y buscar mejorar siempre, sea amable en su comentario. Si encontraste un error, en este texto, descríbelo abajo y con gusto lo modificaremos.

    ResponderExcluir